sexta-feira, 27 de janeiro de 2017



CARNAVAL EM SALA DE AULA: DIVERSÃO E APRENDIZADO GARANTIDOS!


Encontrei o post abaixo e adorei!Já estou me preparando para levar meu filho.Mas, que tal repensar a festa de carnaval em nossas escolas?





O carnaval é uma das festas mais tradicionais da cultura brasileira. E, por assim ser, é também um momento onde as instituições de ensino, sobretudo as de Educação Infantil e Ensino Fundamental em sua grande maioria, planejam festas e bailinhos.

Então, fica a dica: Por que não criar um bloco de carnaval em sua turma ou escola?

Isso mesmo! Um bloquinho, com direito a escolha do nome, tema e ensaios.

Além de ser uma atividade lúdica, recreativa e contextualizada, é também uma divertida oportunidade de estimular as habilidades relacionadas ao planejamento, cooperação, sistematização e produção criativa.

Para além da confecção de murais e adereços, a criação de Bloquinhos de Folia nas escolas favorece a produção textual, por meio de atividades de construção coletiva de marchinhas e paródias para animar a folia. Vale até lançar um concurso de marchinha entre as turmas do fundamental II, por exemplo!

Também contribui com as aulas de Educação Física e para o desenvolvimento da psicomotricidade. Sobretudo, se formos pensar nos "ensaios da coreografia" dos blocos.

Sem contar, é claro, com o processo de pesquisa histórica sobre a origem dos blocos carnavalescos, sobre a história do samba e de sua importância para o desenvolvimento cultural do nosso pais. Dos pequenos aos maiores, é possível pensar em pequenos roteiros de pesquisa que nortearão o processo de contextualização desta festa tipicamente brasileira!

E você acha que a matemática fica de fora desse agito? Claro que não! Aliado ao ensino de música nas escolas, estudar a ideia dos compassos e tempos das baterias de escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, dos blocos dos afoxés na Bahia, e dos passos ritmados do frevo de Pernambuco ou do compasso do Boi-Bumbá do Amazonas é uma alternativa festiva para a elaboração de situações problemas e desafios matemáticos.

E você viu a geografia entrando na avenida?!? O carnaval sob a ótica das regiões brasileiras e mesmo na dimensão da globalização cultural é confete e serpentina para a nossa folia pedagógica.

Ah! O carnaval!!!! Festa boa que enche nossos corações de alegria e nos inspira a deixar mais colorido o nosso fazer pedagógico.

Que tal colocar em prática essa ideia?

Depois, conte pra gente como foi!!!!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário