LETRAMENTOS
NA DIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA EM DIFERENTES
CONTEXTOS SÓCIOS-CULTURAIS E INCLUSIVOS
Os processos de leitura, interpretação e produção
textual na Educação Básica, e mesmo no Ensino superior, configuram-se como um
grande desafio posto às professoras, professores e estudantes dos diferentes níveis e
modalidades de ensino.
Ao longo de minha prática docente e na clínica
psicopedagógica, pude vivenciar experiências exitosas de intervenção frente a
esse (s) desafio (s). O trabalho que venho desenvolvendo é, pois, fruto destas
experiências que procuro compartilhar com os docentes, educadores e equipes
pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, em encontros de debate e
reflexão-prática sobre o tema.
Objetivo:
Intermediar a construção de práticas pedagógicas com foco no desenvolvimento
das habilidades de leitura, interpretação e produção de textos,
por meio de atividades graduais pautadas na decodificação, compreensão,
interpretação, extrapolação e retenção de informações de diferentes
naturezas e presentes em portadores textuais diversos.
Metodologia: Encontros /Oficinas
de produção textual com uso da técnica de revisão/correção participativa da
produção.
Público: Docentes ,
Educadores e Equipe Pedagógica da Educação Básica
O sujeito leitor e escrevente é o foco do processo!!! Considerar as subjetividades da autoria é o primeiro passo para uma
abordagem pedagógica eficaz e de sucesso.
Quer saber um pouco
mais?
31 998196277
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