terça-feira, 20 de abril de 2010

MOTIVAÇÃO...


Hoje pela manhã, dentro do ônibus (isso mesmo, ainda estou sem carro, snif...), comecei a pensar um pouco sobre a motivação. Este é um tema bastante recorrente e aparece em diferentes esferas das relações humanas...o ser humano só se perpetua, enquanto espécie, por causa da motivação.

É a motivação que fez com que o ser humano se adaptasse às novas condições de vida, quer seja no meio natural, quer seja no meio social.
É a motivação que determinou as principais mudanças tecnológicas, mudanças religiosas, mudanças científicas, mudanças...

Fico imaginando a humanidade sem essa tal motivação. Estaríamos ainda comendo carne crua e carregando nas costas o peso de nossa caças. Já imaginaram o que seria do mundo se Benjamin franklin não sentisse um ímpeto de pesquisar sobre a fabulosa energia que saía dos raios? Estaríamos condenados um eterno "jantar a luz de velas"...
E se Santos Dumont (e acredito que foi ele mesmo, não adianta tirar esse mérito do Brasil) não tivesse sonhado com a possibilidade de voar, não teríamos a possibilidade de chegar do outro lado do mundo em apenas um dia...

Pois é meus amigos/as... a motivação é tudo. E, é por essas e por outras que, hoje, pela manhã, parei para pensar em minhas motivações pessoais.

O que me motiva desde o momento em que me entendo por gente? O que me motiva enquanto ser humano? O que me motiva enquanto mulher? O que me motiva enquanto profissional? Enquanto filha? Enquanto companheira? Enquanto irmã? O que me motiva enquanto Andréia... Eu, um ser único (característica que não é exclusividade minha...), quais são as minhas motivações pessoais?

E, pergunto mais, onde essas motivações me levarão? Será que serei conduzida a algo que, de uma forma ou de outra, irá contribuir para a sociedade a qual faço parte? Ou será que minha motivação se reduzirá a apenas umas poucas satisfações pessoais?

Não. Não imaginem vocês que quero descobrir uma nova fonte de energia ou um novo meio de transporte... longe de mim. Apenas não quero que minha existência seja válida apenas para mim mesma...Essa é, pois, a minha motivação!!!

Um bom dia a tod@s!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário